PORQUE O ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL É TÃO IMPORTANTE?

O tratamento de animais silvestres em cativeiro requer uma série de atenções especiais. Isso ocorre porque, nessas situações esses tendem a apresentar comportamentos diferenciados por não estarem em seu meio natural, como estresse, apatia e monotonia. Essas limitações podem ser geradas devido a restrições de espaço, alimentação de fácil acesso, falta de interação com outras espécies e até com indivíduos da mesma espécie, dentre outras causas. Por isso, a fim de trabalhar o bem-estar desses animais, devemos encontrar os melhores métodos para melhorar o ambiente em que vivem.

Foto: Acervo CETAS-BH

O Enriquecimento Ambiental é um exemplo de como podemos melhorar a qualidade de vida dos animais, mesmo com pouco recurso financeiro e reaproveitando materiais. Os equipamentos, na maioria das vezes, são produzidos com materiais reutilizados e recursos biológicos, como por exemplo, caixas de papelão, troncos de árvores, folhas, garrafas pet, entre outros. Podemos utilizar também alimentos das dietas dos animais, sendo estes fornecidos de formas diferentes, para criar desafios na obtenção do alimento, como acontece na natureza. Podemos explorar os sentidos, a capacidade física e até mesmo cognitiva, fazendo com que os animais usem sua curiosidade, criatividade, e habilidades para conseguirem cumprirem os objetivos propostos pela atividade. Dessa forma, os enriquecimentos atuam promovendo o bem-estar físico e psicológico dos animais, por estimulá-los a expressarem comportamentos naturais.

Foto: Acervo CETAS-BH

Estas práticas devem ser planejadas com base nos comportamentos naturais da espécie-alvo e estar inseridas em um programa de enriquecimento ambiental previamente definido pela equipe responsável. A fim de se planejar um enriquecimento efetivo é importante ter em mente que: para não perderem a característica de novidade, os elementos não devem permanecer muito tempo no recinto; que o tipo e a frequência do enriquecimento deve ser diversificada, para evitar se tornar rotina; e que todo o período de contato do animal com os objetos deve ser monitorado, para garantir a segurança do animal.

Fonte: Acervo CETAS-BH

Assim sendo, o enriquecimento ambiental serve como um agente transformador, propiciando bem-estar para os animais e permitindo que se criem situações semelhantes ao habitat natural de cada espécie, para que os animais vivam de forma saudável.

Autora: Sandra Mara Ferreira Brito Dias Silva