Você sabe o que significa a palavra biologia? E o que significa o símbolo da profissão, mostrado na figura abaixo?

A palavra biologia, pode ser dividia em dois termos: “bio” e “logia”. Bio é um termo de origem grega (bios), que significa vida, sendo usado em palavras que tenham relação com seres vivos. O sufixo logia, também vem do grego (lógos) e significa estudo. Assim, biologia é a ciência que estuda a vida. O símbolo profissional ilustra bem este significado. A princípio, muitos conseguem ver a estrutura de um DNA. Essa estrutura, que por si só, já faz referência à vida, termina em um espermatozóide, que, ao fecundar o óvulo, representado pelo círculo azul, dá origem à uma vida. Além de representar um óvulo, um círculo representa a perfeição e união, de algo que começa e acaba em si mesmo. Ainda na figura, são vistas duas folhas, que representam a natureza. Dentro de uma delas, há um espiral, símbolo da evolução e do progresso. Significado bonito, não é mesmo?

Surgimento da profissão
O primeiro curso da área no Brasil, surgiu na Universidade de São Paulo, em 1934, com o nome de História Natural – o nome Ciências Biológicas começou a ser usado no país somente na década de 1960. A profissão, por sua vez, foi regulamentada no dia 03 de setembro de 1979, quando foi sancionada a Lei n° 6.684. Com isso, no dia 03 de setembro é comemorado o dia do biólogo!
Áreas de atuação
Ao contrário do que muitos pensam, biólogos podem trabalhar em diversas áreas. De forma geral, essas são divididas em: Meio Ambiente e Biodiversidade, Biotecnologia e Produção, Saúde.
- Meio Ambiente e Biodiversidade: compreende trabalhos com educação ambiental, fiscalização, gestão ambiental, controle de vetores e pragas, manejo e conservação da flora e fauna, arborização urbana, bioespeleologia (cavernas), biomonitoramento, gestão de coleções científicas e didáticas, e de tratamento de efluentes e resíduos; recuperação de áreas degradadas, criação e gestão de Unidades de Conservação, dentre diversos outros.
- Biotecnologia e Produção: envolve trabalhos com bioprospecção, biodegradação, biorremediação, biossegurança, cultura de células e tecidos, desenvolvimento e produção de organismos genéticamente modificados, bioinformática, bioética e biologia molecular.
- Saúde: abrange trabalhos como análises clínicas, bioensaios, diagnósticos biomoleculares, terapia gênica e celular, análises e pesquisas em bancos de órgãos e tecidos, de sêmen, óvulos e embriões, saneamento, fiscalização sanitária, vigilância ambiental, epidemiológica e sanitária.


Área de atuação dos biólogos do WAITA
Claro que temos que ressaltar a nossa importante área de atuação – manejo e conservação da fauna silvestre. No projeto Voar, os biólogos participaram de um extenso trabalho de reabilitação dos papagaios-verdadeiros, ensinando-os a alimentarem-se de itens nativos, a voar, e a reconhecer predadores. Participaram também da soltura e realizaram o monitoramento dos indivíduos recém-soltos. Ainda neste sentido de reabilitação, soltura e monitoramento houve o projetos do o Zeca, o tamanduá-mirim que também demandou muitos esforços de nossa equipe.
No projeto Bicudos a equipe avalia potenciais áreas para futuros projetos de soltura e reintrodução dos indivíduos cativos. Indivíduos que, participam de estudos genéticos e sanitários. Ainda no projeto, inicialmente, os biólogos estavam envolvidos também na busca por exemplares de vida livre. Recentemente, após um avistamento por um morador de indivíduos de vida livre, os biólogos realizam o monitoramento destes indivíduos, coletando dados sobre seus hábitos alimentares, comportamentais, de uso da área de vida e também, dados biométricos e amostras para análises genéticas e sanitárias. Diversas atividades com um fim comum, a conservação da espécie.
Biólogos na luta contra o COVID-19
Integrando o rol de profissionais que atuam na área da saúde, biólogos têm trabalhado em diversas frentes a fim de auxiliar no enfrentamento da pandemia do coronavírus (COVID-19) e na busca por desenvolver e aperfeiçoar métodos para diagnóstico, prevenção e tratamento.
No total, conforme estabelece a Resolução Nº 227/2010, profissionais da Biologia são habilitados a atuar em 25 áreas em Saúde. No caso da pandemia do coronavírus, são grandes as contribuições, especialmente nas seguintes atividades:
- Análises Clínicas: realização de testes laboratoriais e de análises microscópicas para diagnóstico da infecção por corona vírus e por outras doenças
- Vigilância em saúde epidemiológica, sanitária e ambiental: detecção e prevenção de doenças e agravos transmissíveis à saúde e seus fatores de risco, bem como a elaboração de estudos e normas para ações de vigilância
- Pesquisas científicas: compreensão dos mecanismos da doença, suas causas e efeitos, além do desenvolvimento e aperfeiçoamento de métodos para diagnósticos e tratamentos
- Educação e orientação da população e de profissionais da saúde sobre sintomas e formas de transmissão, bem como sobre medidas para prevenção e controle da doença
Neste 03 de setembro, gostaríamos primeiramente de agradecer aos biólogos por terem escolhido esta linda profissão. Cada um de vocês é muito importante.
Parabéns a todos nós que lutamos ao lado da natureza, por ela e não, contra ela.
Parabéns a todos, por continuarmos firmes em nossos propósitos, independente das dificuldades.
Para todos que, de uma forma ou outra, contribuem com toda e qualquer forma de vida.
Feliz dia dos biólogos!