Papagaio-de-peito-roxo (Kuhl, 1820)

O Waita está começando uma nova etapa do Projeto Voar, um dos nossos principais projetos de conservação que visa a reabilitação, o monitoramento e a soltura de papagaios. Esse projeto teve início em 2012, quando foi realizado com o papagaio-verdadeiro (Amazona  aestiva), resultando na publicação de dois artigos (você pode conferi-los na aba “Publicações”, aqui no nosso site). Agora, com o apoio financeiro da Fundação Loro Parque, seguimos com o trabalho focando em uma outra espécie: o papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea). Venha conhecer um pouco mais sobre essa espécie e sobre o nosso Projeto!

O papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea) é uma ave sul-americana da ordem Psittaciformes e da família Psittacidae. No Brasil ele ocorre do sul da Bahia até o Rio Grande do Sul, estando presente também no norte da Argentina e no Paraguai.  É endêmica da mata atlântica, sendo associada às florestas de araucárias na porção Sul do Brasil. A espécie se encontra ameaçada de extinção, sendo classificada como Em Perigo (EN) mundialmente, pela IUCN e como Vulnerável (VU) no Brasil. Estima-se ainda que existam menos de 4.000 indivíduos adultos em vida livre.

Fonte: Acervo CETAS-BH

Comportamento 

Vivem em grupos de tamanhos diversos, sendo geralmente avistados em pares. A estação reprodutiva ocorre entre setembro e janeiro e cada casal põe de 2 a 4 ovos. Os ninhos são construídos em ocos de árvores altas, em estado avançado senescência.

À noite, principalmente após a temporada de reprodução, os indivíduos dessa espécie se reúnem em grandes dormitórios, que podem abrigar de centenas a centenas de animais. Sua alimentação é variada, sendo composta de folhas, frutos, pseudofrutos e rebentos de folhas de diversas espécies botânicas, sendo a araucária uma das mais importantes, uma vez que se alimentam tanto das frutos quanto do rebento de suas folhas.

Fonte: Antônio Silveira

Principais ameaças

A perda de habitat é uma das principais ameaças que o papagaio-de-peito-roxo enfrenta, restringindo suas principais fontes de alimento e locais para dormitórios e nidificação.

Outra grande ameaça ao A. vinacea é o tráfico de animais silvestres, uma vez que muitos filhotes são retirados do ninho para a comercialização. É bastante comum encontrar indivíduos dessa espécie como mascotes nas suas áreas de maior ocorrência.

Tais fatores, em conjunto, fazem com que a população da espécie se encontre em declínio, podendo diminuir ainda mais se essas ameaças não forem reduzidas e/ou eliminadas.

Ações de conservação    

Levando em consideração a atual situação da população de A. vinacea, ações de conservação são imprescindíveis, uma vez que elas são a melhor maneira de frear esses declínio populacional. 

Atualmente a espécie faz parte de algumas ações de conservação, como o Plano de Ação Nacional para Conservação dos Papagaios, o Projeto de Reintrodução do Papagaio-de-peito-roxo desenvolvido pelo Instituto Espaço Silvestre, e o Projeto Voar, realizado pelo WAITA com financiamento da Fundação Loro Parque e apoio de diversas instituições. Nesse projeto iremos realizar testes de personalidade nos indivíduos, treiná-los para reconhecer possíveis predadores, para encontrar alimento na natureza e ainda para desvencilhar a relação que possuem com humanos. Após esse período iremos realizar a soltura branda dos animais (caso você não saiba do que estamos falando, tem um texto no blog sobre os diferentes tipos de soltura, confere lá!) e monitorá-los para avaliar a adaptação dos mesmos ao meio.

Fonte: Acervo CETAS-BH

Apesar dessas ações existentes, é fundamental que cada um faça sua parte para a conservação dessa espécie, denunciando aves ilegais e conscientizando outras pessoas sobre a importância da conservação.  

Autor: Gabriel Matheus Campos

Referências bibliográficas

Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção: Volume III – Aves. 1. ed. Brasília, DF : ICMBio/MMA, 2018. Disponível em: https://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/comunicacao/publicacoes/publicacoes-diversas/livro_vermelho_2018_vol3.pdf. Acesso em: 25 mar. 2020.

PRESTES, Nêmora Pauletti et al. Ecologia e conservação de Amazona vinacea em áreas simpátricas com Amazona pretrei. Ornithologia, Passo Fundo, v. 6, ed. 2, p. 109-120, 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/313823958. Acesso em: 25 mar. 2020.

ZULIAN, Viviane. Distribuição e abundância de Amazona vinacea (papagaio-de-peito-roxo) no oeste de Santa Catarina. Dissertação (mestrado) –  Ecologia, Instituto de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2017.