DIA 09 DE SETEMBRO- DIA DO MÉDICO VETERINÁRIO

DIA 09 DE SETEMBRO- DIA DO MÉDICO VETERINÁRIO

Comemorado no dia 09 de setembro o dia do médico veterinário celebra a profissão responsável por cuidar da saúde dos animais e também da preservação da saúde humana.

Foto: Clínica Vet Produtor

A profissão 

A história da medicina veterinária surgiu desde os tempos primitivos quando o homem começou a domesticar os animais, mas somente em 1761 que a veterinária passou a ser uma profissão científica por meio da criação da primeira escola de medicina veterinária na França. Já no Brasil somente em 1910 que surgiram as primeiras instituições, em 1917 os primeiros veterinários estavam se formando, mas somente em 9 de setembro de 1933 através do decreto Lei nº 23.133 que o primeiro diploma foi legalizado. 

Áreas de atuação 

O médico veterinário possui uma ampla área de atuação; além do atendimento de domésticos e silvestres em clínicas de pequenos e grandes animais, podem atuar como consultores, responsáveis técnicos, área acadêmica, perícias, laboratórios, fiscalização e produção de produtos de origem animal, produção de vacinas e medicamentos para uso animal, na área comercial entre outras. 

O papel do Médico Veterinário na conservação da vida silvestre

A atuação no âmbito da conservação da fauna ocorre ex-situ, nos zoológicos, aquários, criadouros, centros de reabilitação (CETAS e CRAS); como in situ, desenvolvendo e participando de projetos na natureza onde o fator doença ou a contenção farmacológica se fazem necessários, como nos processos de translocação de fauna. Com isso, o médico veterinário atua reduzindo o risco de enfermidades de natureza infecciosa ou infecto-contagiosa que possam veicular entre os animais, protegendo a vida individual e coletiva, impedindo a propagação de agentes patogênicos no meio ambiente e zelando pelo bem-estar e pela ética na manutenção de fauna. 

Médicos veterinários de selvagens podem ainda participar de comitês e planos de manejo (ex-situ e in-situ) de espécies potencialmente ameaçadas de extinção, atuando não apenas no monitoramento, como também na reprodução ex-situ, utilizando biotécnicas de reprodução, como inseminação artificial, fecundação in vitro, dentre outras.

Autora: Fabiana Costa Machado


Bibliografia

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE VETERINÁRIOS DE ANIMAIS SELVAGENS. O Médico Veterinário de Animais Selvagens. Disponível em: https://www.abravas.org.br/conteudo.php?go=2&file=diretoria-e-conselhos.html. Acesso em: 05 set. 2020.

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA VETERINÁRIA. Sobre a instituição: história. Brasília, 2020. Disponível em: http://portal.cfmv.gov.br/pagina/index/id/40/secao/1. Acesso em: 31 ago. 2020.

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA VETERINÁRIA. Áreas de atuação. Brasília, 2020. Disponível em: http://portal.cfmv.gov.br/pagina/index/id/67/secao/5. Acesso em: 31 ago. 2020

ENTRE EM CONTATO.
ACOMPANHE NOSSO TRABALHO

waita.ong@gmail.com

Translate