Rapinantes: Diferenças entre Falcões e Gaviões

RAPINANTES: DIFERENÇAS ENTRE FALCÕES E GAVIÕES

Gavião-da-cauda-branca (Geranoaetus albicaudatus)

Foto: Cetas- BH

Nesse texto vamos dar introdução sobre as aves de rapina, ou rapinantes. Vamos começar falando sobre os falcões (família Falconidae) e os gaviões (família Accipitridae).

Mas afinal, o que são os rapinantes?

Rapinantes são aves carnívoras ou onívoras (carcará e carrapateiro), que contam com uma visão super aguçada, ótima audição, garras poderosas, bicos curvos, afiados e potentes, ideais para apreensão e dilaceração da presa. Tudo isso combinado à voos poderosos e rasantes, garantem aos rapinantes o topo da cadeia alimentar.

São aves predadoras, que contam com agilidade e eficiência para capturar suas presas. Apesar dessas características em comum, algumas espécies, possuem adaptações para a captura da sua presa

Estão presentes em praticamente todos os continentes e nos mais variados hábitats. Aqui no Brasil não é diferente! Existem 99 espécies de aves de rapina, sendo 49 da Ordem Accipitriformes, que são as águia e os gaviões, 21 de Falconiformes, são os falcões, 23 Strigiformes, são as corujas e 6 Cathartiformes (os urubus) e, junto com os demais  países da região neotropical, concentra a maior riqueza em espécies de rapinantes do mundo.

As principais diferenças entre os falcões e os gaviões são baseada nas características fisiológicas, ecológicas e etológicas das espécies estão relacionadas abaixo:

Falcão-de-coleira (Falco femoralis)
Foto:  Foto: Jocier Araújo Mota

Falcões: Normalmente são menores que os gaviões e demais rapinantes. Dotados de dedos compridos e afiados, asas exíguas e acuminadas, não costumam planar, utilizando sua agilidade e destreza para capturar sua presa. Possuem bicos mais curtos com uma faixa em formato de dente, o que os possibilita cortar a espinha dorsal das presas. Diferentemente dos outros rapinantes, os falcões utilizam o bico para matar a sua vítima. Não constroem ninhos e cuidam por volta de dois ou três filhotes por vez.

Gavião-cabloco (Heterospizias meridionalis)

Foto: Gefferson Guilherme

Gaviões: Possuem diversos tamanhos e formas. Suas asas são compridas e bem largas, o que os tornam excelentes planadores. Suas pernas e garras bem desenvolvidas e são utilizadas para matar as presas perfurando-as. Constroem ninhos e cuidam de um único filhote por vez. Os olhos dos gaviões são vermelhos, já os falcões possuem olhos marrons.

Curtiram o texto?

Em breve postaremos mais curiosidades e informações sobre os rapinantes.

Não se esqueça de deixar um comentário

Autor: Bruno Alves Carvalho

Referências:

Menq. W. Aves de rapina. Disponível em: http://www.avesderapinabrasil.com/index.htm. Acesso em 07/05/2020.

Wikiaves. Falconiformes. Dispoível em: https://www.wikiaves.com.br/. Acesso em: 07/05/2020.

Sustaita, Diego, and Fritz Hertel. “In vivo bite and grip forces, morphology and prey-killing behavior of North American accipiters (Accipitridae) and falcons (Falconidae)." Journal of Experimental Biology 213.15 (2010): 2617-2628.

ENTRE EM CONTATO.
ACOMPANHE NOSSO TRABALHO

waita.ong@gmail.com

Translate