- 22-24 de março de 2024 |
- Auditório do Ibama/Belo Horizonte
Sobre o Evento
Promovido e realizado pelo Waita – Instituto de Pesquisa e Conservação, o curso Teórico-Prático em Ornitologia aconteceu entre os dias 22 e 24 de março no auditório do Ibama, em Belo Horizonte.
Com inscrições esgotadas, estudantes e profissionais das áreas de Ciências Biológicas, Medicina Veterinária e Zootecnia, além de observadores de aves acompanharam a programação composta por 8 palestras ministradas por especialistas renomados, e uma manhã de prática realizada nos parques das Mangabeiras e da Serra do Curral.
No primeiro dia de curso, Thiago Lima Stehling, analista ambiental do Instituto Estadual de Florestas falou sobre o manejo de aves traficadas. Na sequência, o biólogo e guia de turismo naturalista e especialista em comportamento animal, Eduardo Franco subiu ao palco para palestrar sobre turismo, conservação e o potencial da observação de aves.
No sábado, o dia foi recheado de conhecimento. A temática percorreu o campo da fotografia de aves, com aula ministrada pelo biólogo e fotógrafo Moisés Lima. Além disso, Marcela Fortes de Oliveira Passos, doutora em Ecologia, palestrou sobre diversidade e conservação de aves.
Também esteve em debate as oportunidades e perspectivas do ornitólogo na consultoria ambiental, com relatos e experiências da Coordenadora de Pesquisa Científica do Waita, Regiane Rodrigues.
Um dos assuntos abordados por três palestrantes foi a avifauna, termo referente ao conjunto das aves existentes de determinada região. Tulaci Bhakti, mestre e doutor em Ecologia, abordou a perspectiva da avifauna urbana. Já o especialista Marcelo Vasconcelos, doutor em Ecologia, Conservação e Manejo de Vida Silvestre fez um recorte sobre a avifauna dos campos rupestres e dos campos de altitude do leste do Brasil.
Para encerrar, o professor de pós-graduação em Zoologia do Instituto de Biociências da Universidade Federal do Mato Grosso, Vitor Piacentini, palestrou sobre técnicas de inventariamento de avifauna.
Na manhã de domingo, foi o momento de colocar em prática os conhecimentos. Os 45 participantes foram separados em dois grupos guiados pelos especialistas Vitor Piacentini e Regiane Alves.