O Projeto Voar: Papagaio-de-peito-roxo que contribui com o revigoramento das populações naturais da espécie Amazona vinacea no estado de Minas Gerais adentra mais uma importante fase de atuação.
Após executar duas etapas anteriores, entre 2021 e 2023, resultando em 38 papagaios com uma segunda chance de liberdade na natureza, a equipe já segue em campo com novas ações.
A primeira campanha referente à fase III aconteceu no mês de março. A equipe realizou uma avaliação inicial de características físicas dos papagaios disponíveis no Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS-BH) e no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), a fim de identificar quais indivíduos estão aptos para compor o novo grupo que passará por nosso protocolo de reabilitação ao longo de 2024.
Conheça mais sobre o Projeto Voar
O projeto Voar: Papagaio-de-peito-roxo contribui com a conservação da espécie Amazona vinacea por meio do revigoramento populacional no estado de Minas Gerais. Essa espécie é uma das mais ameaçadas de extinção do Brasil, sendo classificado pela IUCN como “em perigo”.
Coordenado pelo Waita, o projeto desenvolve um protocolo de reabilitação, soltura e monitoramento do Papagaio-de-peito-roxo. O objetivo é estimular comportamentos naturais da espécie ainda em cativeiro e, consequentemente, contribuir para o aumento da taxa de sobrevivência em vida livre e com o estabelecimento dos indivíduos liberados.