Resumo da atuação
O objetivo principal do projeto Voar: Papagaio-de-peito-roxo é contribuir com o revigoramento das populações naturais da espécie Amazona vinacea no estado de Minas Gerais. Para isso, em parceria com os órgãos ambientais Ibama e IEF-MG, o projeto promove a reabilitação de animais advindos de cativeiro por meio de uma série de treinamentos pré-soltura, tornando-os novamente física e comportamentalmente aptos para a vida livre.
O projeto já executou duas fases. Isso significa que dois grupos de papagaios-de-peito-roxo foram reabilitados, soltos e monitorados em vida livre, totalizando 38 papagaios com uma segunda chance de liberdade na natureza.
Contexto
As populações naturais de papagaios-de-peito-roxo estão em constante declínio em todo o mundo. A espécie se encontra ameaçada de extinção, classificada como “em perigo” pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, em inglês).
As ameaças que acometem essa espécie têm origem antrópica, sendo principalmente a perda de habitat e a captura para o tráfico ilegal de animais silvestres.
De modo a tentar reverter esse processo, o Waita atua, por meio do projeto Voar, na liberação de animais na natureza, visando o revigoramento das populações no estado de Minas Gerais.
Data de início
Fase I – 13/03/2021;
Fase II – 24/08/2022;
Fase III – aguardando contrato.
Meio de financiamento
Projeto aprovado e financiado pela Loro Parque Fundación em todas as fases de execução.
Números do projeto
- O projeto teve, até então, duas fases executadas. Foi realizada uma soltura em cada uma das fases, sendo 18 papagaios liberados na Fase I e 20 papagaios liberados na Fase II, totalizando 38 animais.
Notícias
Parceiros
Realização:
Financiador:
Apoio:
Histórico do projeto
O projeto Voar: Papagaio-de-peito-roxo foi aprovado no ano de 2021 junto à Loro Parque Fundación. Desde então, o projeto foi continuado em duas novas etapas: fase II em 2022/2023 e fase III com início no ano de 2024. Além disso, já está aprovada uma fase IV do projeto, que se iniciará no ano de 2025.