
Resumo da atuação
O objetivo principal do Projeto Voar é contribuir com o revigoramento das populações naturais da espécie no estado de Minas Gerais. Para isso, em parceria com os órgãos ambientais (IBAMA e IEF), o projeto promove a reabilitação de animais advindos de cativeiro por meio de uma série de treinamentos pré-soltura, tornando-os novamente física e comportamentalmente aptos para viver em vida livre.
O projeto já executou duas fases. Isso significa que dois grupos de papagaios-de-peito-roxo foram reabilitados, soltos e monitorados em vida livre, totalizando 38 papagaios que tiveram uma segunda chance de liberdade.

Contexto
O papagaio-de-peito-roxo é uma espécie que se encontra ameaçada de extinção, classificada como “Em Perigo” pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, em inglês). Suas populações naturais estão em constante declínio em toda sua área de ocorrência e isso se dá principalmente devido à ameaças de origem antrópica, como a perda de habitat e a captura para o tráfico ilegal de animais silvestres.
Tais animais traficados chegam com frequência nos CETAS de todo Brasil. Muitos passaram longos períodos em cativeiro, sem poder exercer suas funções ecológicas. De modo a tentar reverter esse processo o Waita atua, por meio do Projeto Voar, na reabilitação de tais indivíduos, de forma que possam retornar à natureza e contribuir com as populações naturais.
Data de início
Fase I – Março de 2021;
Fase II – Agosto de 2022;
Fase III – Dezembro de 2023.
Meio de financiamento
Projeto financiado pela Loro Parque Fundación em todas as fases de execução.
Números do projeto
anos de projeto
papagaios realibitados
papagaios monitorados em vida livre
Notícias
Parceiros
Realização:
Financiador:
Apoio:
Histórico do projeto
O projeto Voar: Papagaio-de-peito-roxo foi aprovado no ano de 2021 junto à Loro Parque Fundación. Desde então, o projeto foi continuado em duas novas etapas: fase II em 2022/2023 e fase III com início no ano de 2024. Além disso, já está aprovada uma fase IV do projeto, que se iniciará no ano de 2025.