Com jogo temático, equipe de educação ambiental realiza oficinas em escolas de Belo Horizonte

Compartilhe essa notícia:

A equipe de Educação Ambiental do Waita tem realizado uma série de oficinas, vinculadas ao projeto SOS Silvestres, junto a escolas de Belo Horizonte pautadas pela temática da reflexão “Quem Vive Aqui?”

Com a proposta de conscientizar e integrar a comunidade sobre a relação de convivência com animais que habitam em área urbana, as atividades incluem 4 oficinas compostas por um jogo de charadas, observação da fauna urbana no entorno da escola, criação coletiva de atividades de educação ambiental pelo próprios alunos e exposição dos materiais criados pelos estudantes.

De forma lúdica e prática as crianças são incentivadas a compreender os animais humanos e não-humanos como pertencentes ao ecossistema urbano além de serem instruídas a diferenciar animais domésticos, silvestres e exóticos e as formas de convívio com a fauna silvestre.

Jogo de charadas

Desenvolvido pela equipe de Educação Ambiental do Waita, o jogo de charadas utilizado durante as oficinas visa a estimulação do pensamento das crianças e a conscientização sobre a composição do ecossistema urbano.

O jogo é composto por um tabuleiro representativo da cidade, contendo áreas residencial, adensamento urbano, área verde e outros ambientes. E além disso, uma série de cartas contemplando elementos como água, terra, plantas, figuras humanas que remetem a composição da sociedade além de cartas figurativas de animais domésticos, silvestres e exóticos.

A cada jogada, as crianças encaixam as cartas nos locais correspondentes, por meio da adivinhação no formato de dicas.

Escolas escolhidas

Para a realização das oficinas, a equipe de Educação Ambiental mapeou as escolas localizadas nas regiões onde houve maior incidência de recolhimento de animais silvestres pelo projeto SOS Silvestres nos últimos anos, que são as bacias hidrográficas dos Córregos Sarandi-Ressaca e Córrego do Leitão.

Em 2023 foram realizadas atividades nas escolas Municipais Dom Bosco e Mestre Paranhos.

Já em 2024, as escolas municipais Maria de Magalhães Pinto, Alice Nacif e Anne Frank recebem a equipe para as ações.

 

Pesquisar

Notícias Recentes

Leia também

Search

Pressione Enter para buscar ou ESC para fechar