Caso você tenha encontrado um animal silvestre ferido ou precisando de ajuda, você pode ligar ou mandar mensagem para o nosso telefone: (31) 99462-4867. É por esse contato que informaremos a possibilidade de resgate e recolhimento, além de possíveis instruções de cuidados para evitar conflitos e/ou acidentes.
Nosso horário de funcionamento é de Segunda à Sexta, das 08 às 17h e nosso serviço é gratuito.
Nos ajude a proteger a biodiversidade.
Quem são os animais silvestres?
São animais não domesticados que são originários da fauna brasileira, exemplos famosos são a onça-pintada, a arara-azul e o mico-leão-dourado.
Bonitos, não? Mas eles não são os únicos.
Também temos animais que são cada vez mais comuns no nosso dia a dia, como o micos estrela, gambás e maritacas. São chamados de “silvestre” todo animal que não é domesticado.
O que é o Projeto SOS Silvestres?
À medida que o tempo passa as cidades tomam cada vez mais espaço, obrigando mais animais silvestres a explorarem o ambiente urbano. Isso facilita o conflito entre eles e as pessoas, aumentando a chance de acidentes e ataques (tanto dos animais quanto das pessoas).
O projeto SOS Silvestres se propõe a resgatar animais silvestres feridos ou em situação de vulnerabilidade em Belo Horizonte e na região metropolitana, além de orientar por telefone sobre conflitos não tão urgentes. Os animais resgatados que precisam de mais cuidados são encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres de Belo Horizonte (Cetas-BH), onde se recuperam. Depois eles são reabilitados e soltos na natureza, conseguindo assim continuar seu ciclo de vida e cumprir com suas funções ecológicas.
Esse projeto também possui ações de Educação Ambiental diretamente com a população, mostrando a importância desses animais em centros urbanos e no ambiente.
Por que o resgate de animais silvestres é importante?
São seres vivos que desempenham funções ecológicas como polinização, controle de pragas, dispersão de sementes, etc. O mundo é mais rico com a presença dos animais silvestres e eles devem ser protegidos.
O SOS Silvestres é um projeto realizado pelo Waita em cooperação técnica com o Ibama e o IEF-MG e financiado com recursos ambientais de multas e medidas compensatórias aplicadas pelo Caoma/MPMG e acompanhado pela Plataforma Semente.