Artesãs do Rio Doce foi um projeto que trabalhou com a comunidade do município de Dionísio atividades de capacitação para fabricação de artesanatos sob a temática da biodiversidade local. Nesse projeto foram trabalhadas as temáticas artesanato, capacitação em marketing, controle financeiro e mercado de vendas.
Essas atividades se focaram na população de mulheres desempregadas da região (com ênfase no distrito Baixa Verde) no intuito de lhes oferecer empoderamento e uma renda para suas famílias. Além disso, o projeto também visou o fortalecimento do turismo sustentável através do desenvolvimento desses trabalhos artesanais inspirados na biodiversidade local e conscientização ambiental da população.
O distrito de Baixa Verde é conectado ao Parque Estadual do Rio Doce e já possui uma cultura fortemente ligada à natureza, o que aumenta suas chances de se tornar referência do artesanato no tema de fauna e flora local, assim como Marliéria, Dionísio e Timóteo.
Quando o projeto chegou ao fim, foi realizada uma feira com os produtos confeccionados e também foi criado um grupo com uma identidade visual para que essas artesãs possam continuar seus trabalhos de forma autônoma.
Então sim, as Artesãs do Rio Doce ainda existem e estão trabalhando!
Impacto
O projeto alcançou mais de cinquenta mulheres e suas famílias, lhes oferecendo oito oficinas ao longo de doze meses. A intenção era desenvolver um interesse na população pelas atividades para que assim as mulheres envolvidas conseguissem dar continuidade a produção e venda de artesanatos de forma autônoma, assim o projeto é expandido para o resto da comunidade como um todo.
Capacitações anuais também serão oferecidas com o objetivo de alcançar outras comunidades e assim não só ajudar a conservação da fauna e flora local como também ajudar a melhorar a vida das pessoas.